A MECANIZAÇÃO DA COLHEITA DE CANA DE AÇUCAR COMO FERRAMENTA DE MINIMIZAÇÃO DAS EMISSÕES DOS GASES DE EFEITO ESTUFA
Resumo
O efeito estufa ocasionado pelo excesso de elementos químicos na atmosfera é fator principal do aquecimento global. O gás metano, o dióxido de carbono e o oxido nitroso são os elementos fundamentais para a geração do efeito estufa e a atividade humana em muito contribui para a potencialização deste problema, tornando-o prejudicial aos seres vivos. A queima da cana de açúcar é uma das principais atividades agrícolas que contribui para o aumento expressivo dos gases na atmosfera e sua mecanização contribuirá para a redução significativa destas emissões. Em São Paulo, principal produtor da cana de açúcar, por meio da União das Indústrias de Açúcar e Álcool, pretende antecipar a redução das emissões descritas em leis e Decretos específicos, mecanizando a colheita e reduzindo as emissões em 80% até o ano de 2021.
Palavras-chave: cana de açúcar, queima, mecanização.
Introdução
Que precisamos tomar atitudes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa é fato, mas como,
diante de tantos vai e vens, podemos nos balizar, para encontrarmos opções que possam levar em conta que não podemos retroceder no desenvolvimento industrial, e menos ainda, não podemos deixar de produzir. Produção esta que leva alimento em nossas mesas, vestimentas em nossos armários e nos gratifica com bens de consumo que em muito contribuem para uma vida mais confortável e prazerosa.
As tecnologias limpas já são muito presentes em nossas vidas e nos permitem buscar alternativas para bens de consumos menos agressivos ao meio ambiente. Estas opções vão desde objetos de cunho doméstico abrangendo também escala industrial, nos permitindo reduzir as emissões dos gases de efeito estufa e melhorando a disponibilidade dos elementos químicos na atmosfera. A mudança na pratica da colheita de cana de açúcar, exemplo da