A invenção da Psicanálise
O documentário mostra ainda as técnicas de tratamento desenvolvidas pelo médico, como a livre associação, e análises dos sonhos e discute os sintomas do paciente no momento em que o mesmo está nas sessões, como por exemplo, a transferência dos seus problemas para o psicanalista; a projeção, os sentimentos reprimidos desde a infância; sentimento de culpa; repulsa e conflito entre amor e ódio.
Sigmund Freud foi um neurologista, e em seu trabalho clínico tentava aliviar os sintomas dos pacientes neuróticos. Ele quebrou vários tabus ligados à sexualidade e permitiu às mulheres que se emancipassem.
Freud inicia seu trabalho como neurologista, e a partir de seus descobrimentos nasce a psicanálise. Após construir suas ideias ele reúne em sua casa um grupo de homens- médicos, historiadores e escritores para formar um laboratório de ideias, a primeira associação freudiana: A sociedade Psicológica da Quarta- feira.
Todas as quartas – feiras esses homens se reuniam em volta de Freud, visto como um homem que queria mudar o mundo através da psicanálise. Falavam sobre filosofia, literatura mitologia, sobretudo, doenças psíquicas e mentais. No centro da discussão, estavam os histéricos.
No hospício de Salprtriére, as mulheres consideradas histéricas eram isoladas no setor especial do hospício. Eram abandonadas seminuas na sujeira e comiam comida de péssima qualidade. Elas encenavam o sofrimento alheio, que exibiam a loucura do mundo e a miséria do povo.
Em 1885 com 29 anos de idade, Sigmund Freud chega à Paris para assistir às aulas clínicas de Charcot,