A influência do líder como motivador dentro do ambiente organizacional
A INFLUÊNCIA DO LÍDER COMO MOTIVADOR DENTRO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Analina de Lima Barbosa
Graduanda em Administração pela Faculdade de Teologia Integrada - Campus de Igarassu
Palavras-chave: Liderança; Motivação no Trabalho; Organizações.
1 – Contextualização
As pessoas constituem o maior patrimônio que a empresa possui, pois através delas, se dá o bom funcionamento da organização. Geus (1998) confirma quando nos diz que as empresas morrem porque seus gerentes se concentram na atividade econômica de produzir bens e serviços, e não se atentam que a sua natureza é de uma comunidade de seres humanos.
Com o avanço tecnológico e a concorrência, as empresas se veem cada vez mais necessitadas de bons funcionários, que contribuam com o crescimento sustentável da mesma e que deem o melhor de si. Cada um de nós dispõe de motivações próprias geradas por necessidades distintas e não se pode, a rigor, afirmar que uma pessoa seja capaz de motivar outra (Gil, 2008). Mas o funcionário precisa estar motivado e satisfeito com suas necessidades no ambiente de trabalho. Ninguém pode motivá-lo, mas ele precisa estar em harmonia com os outros, para que ele possa se sentir realizado e útil para com a empresa.
Dessa forma, funcionários pouco satisfeitos e desmotivados passam a apresentar altos índices de absenteísmo, rotatividade e acidentes de trabalho, ocasionando, por sua vez, baixa produtividade (Almeida, et al.) E isso afeta a lucratividade da empresa, pois a mesma depende totalmente da motivação da sua equipe, para que possa atingir o seu objetivo final: oferecer o melhor produto/serviço ao cliente.
É nessas situações, por exemplo, que aparece a figura do líder, profissional capacitado para motivar a sua equipe. Lembrando que o mesmo não pode motivá-la, mas precisa ter conhecimentos para despertar ou manter a motivação no trabalho. Precisa estar atento às suas necessidades e criar as condições para que as