A inclusão de crianças com síndrome de down nas escolas
A inclusão de alunos com Síndrome de Down nas escolas regulares.
2. OBJETIVO GERAL
* Conhecer a inclusão de crianças com Síndrome de Down nas escolas regulares. 2.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS * Observar o desenvolvimento do aluno com Síndrome de Down nas escolas regulares; * Compreender como é feita a inclusão, nas escolas regulares; * Refletir sobre o efetivo papel da inclusão nas salas de aula.
3. JUSTIFICATIVA
A sociedade vem passando por diversas transformações e com isso a educação também sente estas mudanças, pois estamos em constante processo de aprendizagem. Hoje há um grande número de crianças NEE, que necessitam ser incluídas em escola regulares, pois as mesmas, fazem parte desta nova sociedade, onde o diferente tem o seu lugar amparado por lei.
Sendo assim, é visível a necessidade de verificar como acontece a inclusão nas escolas regulares, observando o aprender a aprender das crianças com Síndrome de Down e refletir sobre o efetivo papel da inclusão em nossas escolas. 4. METODOLOGIA
Tendo em vista que o projeto sobre a inclusão de alunos com Síndrome de Down em escolas regulares irá nos fazer compreender e refletir melhor sobre o assunto, optei por uma abordagem qualitativa, onde haverá pesquisas de campo, onde será observada uma escola municipal que trabalha com inclusão. A intenção de observar é compreender e refletir sobre a inclusão nas escolas regulares, podendo compreender sobre o verdadeiro papel da inclusão de alunos com Síndrome de Down, tendo como base referencial bibliográficos como livros, enciclopédias e revistas de educação.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando falamos em inclusão, deve-se ter bem claro seu objetivo, que é o de criar uma sociedade que respeite as diferenças e limitações de cada individuo, onde os mesmos tenham suas habilidades e competências valorizadas, podendo assim conquistar seu lugar na sociedade onde está inserido.
Segundo MANTOAN (2003),