A importância dos jogos cooperativos dentro do contexto escolar
Cássio Francisco Borgo¹
Profª Drª Mônica de Campos Pinheiro²
___________________________________________________________________________________
Resumo
Este trabalho apresenta conceitos sobre a importância dos jogos cooperativos dentro do contexto escolar e suas contribuições para a formação-ação bio-psico-social dos alunos em relação aos valores humanos. Os objetivos deste trabalho centram-se em: Conhecer o conceito dos jogos cooperativos, destacar a importância dos jogos cooperativos dentro da Educação Física Escolar e conhecer como os jogos cooperativos favorecem a formação da criança. A partir da discussão sobre o fenômeno jogo, argumenta-se sobre suas características que auxiliam na formação da criança e como seria um ótimo instrumento pedagógico se utilizado de forma coerente e sem distorções. Na seqüência, passa-se a discutir sobre os conceitos de cooperação e competição e seus benefícios e malefícios relacionados a sua pratica. Logo após, discute-se sobre os jogos cooperativos em sua totalidade, argumentando-se sobre sua aplicabilidade pratica e sua proposta para uma pedagogia mais humanitária.
Palavras Chave: Jogos Cooperativos; Cooperação e competição; Educação física escolar; Valores humanos.
______________________________________________________________
1. Introdução.
Considerando a cooperação e a competição como inerente ao ser humano, entende-se que os jogos cooperativos dentro do contexto escolar têm por objetivo fundamental influenciar a formação-ação bio-psico-social dos alunos, nos aspectos relacionados ao que se diz sobre valores humanos.
Os jogos cooperativos tornam-se importante no contexto geral da Educação e também no âmbito social, pois resgata valores humanos que ajudam no processo de convivência e construção de uma verdadeira autonomia de cada ser. ¹ Acadêmico do Curso de Educação Física das Faculdades Integradas de