A Importância do Marketing Como Ferramenta de Propaganda na Gestão Pública e Campanhas Eleitorais
A propaganda é a alma de todo negócio, assim como no setor privado, não poderia ser diferentemente no setor público. A propaganda é uma ferramenta de comunicação poderosa nos dias atuais e vem sendo assim desde seus o primórdios e no decorrer da história exercendo uma função de divulgação, conscientização e muitas vezes de manipulação relacionado aos clientes ou população de acordo com seus interesses e objetivos e de acordo com o setor abordado, seja o público ou o privado. Depois da descoberta da propaganda e desse poder potencial que ela tem, perceberam a necessidade de aprimorar cada vez mais essa técnica a tornando mais poderosa ainda, nascendo assim o marketing.
No tocante a importância do marketing no setor público e consequentemente nas suas gestões, seus conceitos são perfeitamente aplicáveis nas instituições públicas tais como, hospitais, agências bancárias, casas legislativas, executivas, judiciário, órgãos públicos, através de suas gestões na figura do gestor público, bem como nos quadros políticos e nas campanhas eleitorais, adaptando-se de maneira característica do setor público o seu foco, de modo que se aplique e se concentre nas necessidades da população. Ao contrário das filosofias das empresas privadas, que são direcionados ao seu público-alvo, que são os clientes.
A distinção entre os dois está especialmente nesse foco, e os métodos desenvolvidos em instituições privadas são inteiramente aplicáveis às públicas, desde que suas particularidades sejam respeitadas. Por tanto da mesma forma que o marketing exerce uma importância tremenda como ferramenta de propaganda no setor privado fidelizando clientes e conquistando consumidores, também é de suma importância para o setor público agregando valores em benefício da população em geral.
Conforme seus propósitos, o marketing no setor público também pode ser classificado em marketing tradicional, social, comunitário, para organizações sem fins lucrativos, governamental, político,