A IMPORTÂNCIA DAS ARTES PLÁSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

3385 palavras 14 páginas
A IMPORTÂNCIA DAS ARTES PLÁSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Alder Evandro Massuco
Keity Lucia de Godoy
Lucilaine Cristiane de Camargo Campos
Rosiris Gentile Strozzi

Curso de Pedagogia
Polo: Araraquara
Orientador (a): Prof. Esp. Rejane Ap. M. Kobori

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo indicar os benefícios que as artes plásticas podem proporcionar na Educação Infantil e dar ênfase a sua importância como disciplina pedagógica. Para isto foram utilizados como fontes a análise de textos que contemplassem essa temática, a observação de trabalhos realizados nas escolas e pesquisa com professores e coordenadores.
Através deste estudo, percebemos o quanto a arte plástica, quando trabalhada com direcionamento adequado, é importante para estimular o desenvolvimento intelectual e físico das crianças.

Palavras- chave: Educação Infantil, artes plásticas, benefícios.

INTRODUÇÃO Neste trabalho iremos analisar e discutir a situação do ensino da Arte nas escolas públicas e particulares de Educação Infantil, por sentirmos a necessidade de frisar a sua importância e o seu valor, ressaltando os benefícios que ela proporciona para a aprendizagem dos alunos. Sabemos, através de vários estudos e pesquisas, que a além de auxiliar na percepção visual e na criatividade da criança, a expressão artística estimula a sua sensibilidade, sua capacidade de concentração, sua memória e também auxilia no desenvolvimento motor, na orientação espacial, temporal e até mesmo na construção da escrita. Mas, podemos constatar que mesmo depois de tantos estudos feitos por diversos autores sobre sua importância na Educação Infantil, a linguagem artística ainda não é desenvolvida no ambiente escolar de uma maneira satisfatória, seja por falta de espaço e de materiais apropriados ou por não ser realmente vivenciada na prática pedagógica dos professores.
De acordo com os autores citados neste trabalho, como Viktor Lowenfeld e Mirian Celeste Martins,

Relacionados

  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas