A importância da família para no adolescente drogadicto
RESUMO
A presente pesquisa visa apresentar ao leitor, com base em duas músicas selecionadas, a importância e influência da família para o adolescente que se envolve com drogas. Busca entender o desenvolvimento da adolescência no âmbito familiar, analisando a implicação da mesma na drogadição. O objetivo é analisar e compreender a relação da estrutura familiar com o adolescente drogadicto. A metodologia utilizada foi uma análise de duas músicas que apresentavam adolescentes que se voltaram contra a família. Em uma música foi observado o uso de drogas, e na outra, percebeu-se que o comportamento típico adolescente de voltar-se contra os pais. Os resultados apontam a importância de uma família sadia e presente na vida de um adolescente. O adolescente não drogadicto e o drogadicto querer dos pais total atenção e prestação de cuidados.
Palavras-chaves: Estrutura familiar, adolescência, drogadição;
APRESENTAÇÃO
O tema drogadição na adolescência foi selecionado por ser um assunto atual e debatido pela Psicologia, as formas de prevenção e de tratamento que ainda parece ser de difícil compreensão pelos profissionais.
A pesquisa parte de um aspecto preventivo, onde busca saber qual o nível de importância da família na prevenção da drogadição de um adolescente no seu desenvolvimento.
A importância desta pesquisa está centrada também num aspecto social, pois a informação que chega aos familiares de um drogadicto, ou numa família qualquer, que tenha adolescentes na sua conjuntura, é muito precária. Os familiares que estão nessa situação muitas vezes ficam sem saber como agir, a quem recorrer ajuda. Pesquisa nessa área nos dias atuais tem sido muito importantes, devido ao aumento significativo do uso de drogas na adolescência. Como o consumo de drogas (tanto lícitas quanto ilícitas) entre os adolescentes tem crescido assustadoramente, é necessário ressaltar um aspecto importante relacionado a este consumo: o