A importância da educação empreendedora para a formação do profissional reflexivo
PROFISSIONAL REFLEXIVO
AUTOR:
Américo Diniz Neto
Rua da Cruz, 124 Venda da Cruz – São Gonçalo– RJ
E-mail : americodiniz@rj.sebrae.com.br
Telefone : (21) 9465-4221
ORIENTADOR: Prof. Fernando Toledo Ferraz S. Sc.
E-mail: fernandoferrazuff@yahoo.com
Telefone: (21) 2620-7070 # 9621-7498
Resumo
A civilização vem percorrendo ciclos evolutivos cada vez mais freqüentes. Durante séculos viveu-se a era industrial e, logo em seguida, contada em décadas, a era da
informação. Atualmente, analistas já apontam a era atual como a era do conhecimento, cultura, lazer e ecologia. Acredita-se que a humanidade poderia dar um salto ainda maior, avançando para a era da sabedoria, indo além do conhecimento científico, despertando o homem para o uso produtivo da cultura popular, da experiência de vida, do equilíbrio da natureza, da intuição e da percepção emotiva.
Este artigo mostra a importância de disseminar a educação empreendedora nas bases curriculares brasileiras, visando a formação de jovens focados na demanda do mercado de trabalho. A pesquisa realizada aponta para a necessidade de maior interação da universidade com o mercado, de forma a oferecer profissionais em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho.
Pesquisas em periódicos, jornais, artigos, livros de autores consagrados no tema, bem como debates em congressos e palestras, mostram a necessidade de sensibilizar todos os envolvidos no processo da educação, desde pais, educadores, mestres, entidades e governantes, para importância de disseminar a cultura empreendedora. Palavras Chaves :
Educação empreendedora, Empreendedorismo, Inovação
1
Abstract
Civilization has been experiencing more and more evolutionary cycles. For centuries we have lived under the Industrial Age and then, right after that, we moved on to the
Information Age, which now lasts for decades. Nowadays, some analysts are pointing at the