A Importância da Bússola
Tem uma agulha na bússola, ela é praticamente um imã com dois polos definidos:
Norte: normalmente, pintado de vermelho.
Sul: é pintado em preto.
É essa agulha que indica a direção.
A Terra é um imã e o nosso planeta se comporta como um imã. Ela tem a Gravidade, porém também tem o Campo Magnético e por isso que a Terra se comporta como um imã e pelo fato dela ter a Gravidade e o Campo Magnético, ela tem quatro polos.
Os polos são o Polo Sul Geográfico e o Polo Norte Geográfico. Esses dois são os polos desenhados no mapa e os que nós conhecemos. No Mapa Mundi, o Polo Sul fica embaixo e o Polo Norte em cima. Temos também o Polo Sul Magnético e o Polo Norte Magnético. No Mapa Mundi, o Polo Sul Magnético fica em cima e o Polo Norte Magnético embaixo.
Ou seja, O Polo Sul Magnético fica no Polo Norte Geográfico e o Polo Norte Magnético fica no Polo Sul Geográfico. Isso significa que na Geografia, a Terra tem o Polo Sul embaixo e o Polo Norte em cima. No magnetismo, o Polo Sul é em cima e o Polo Norte embaixo.
A bússola é um ímã e a Terra também e quando você deixa perto dois ímãs os polos opostos se atraem e assim a parte norte da agulha da bússola se atrai ao Polo Sul Magnético da Terra (Polo Norte Geográfico) e consequentemente a parte norte da bússola aponta para o Polo Norte Geográfico da Terra.
Para entender melhor, olhe no mapa abaixo.
Em preto, os polos geográficos;
Em branco, os polos magnéticos.
Nota-se que os polos apontam para o seu oposto.
Norte Magnético para o Sul Geográfico e Sul Magnético para Norte Geográfico.
NOTA: A BÚSSOLA SEMPRE APONTARÁ PARA O NORTE MAGNÉTICO.
A importância da bússola no passado A bússola foi de grande importância nas grandes navegações (navegações europeias que serviram para descobrir grandes países, como o Brasil). Serviu como principal ferramenta de orientação geográfica para os navegadores.
A importância da bússola hoje em dia Funciona com o mesmo princípio de quando foi