A história do marketing uma visão superficial
2 CAPÍTULO I
2.1 A História do Marketing
Segundo KOTLER e KELLER (Administração de Marketing 2012), o marketing surgiu na revolução industrial, onde aconteceu uma verdadeira explosão de consumismo em algumas partes do mundo, se antes o mundo era um mundo de vendedores sedentos devido a poucas opções de produto no mundo afora, o mundo agora era um cenário de consumistas e para tornar o acesso desse produto mais dinâmico, surgiu o marketing.
No inicio, o marketing era uma teoria “crua”, ligada com a economia e a logística, os consumidores não tinham o opção de barganha, porque o marketing visava apenas à maximização do lucro.
Nas empresas, essa função ocupava um lugar modesto no organograma, composto apenas por alguns vendedores e empregados, subordinado pelo diretor de produção, mas, devido à demanda dos produtos e a necessidade de uma estratégia de venda mais eficiente para posicionamento do produto frente à concorrência, o marketing começou a ocupar um espaço considerável nas empresas, os homens de negocio chegaram a conclusão que era preciso uma repartição de “pensadores” na empresa.
Ainda segundo KOTLER e KELLER, (Administração de Marketing 2012), existem empresas que introduzem várias filosofias de marketing ao redor do mundo, algumas mais conhecidas: Orientação para produção: a grande questão das empresas era produzir e não vender, o marketing chegou para mudar esse conceito, ele leva esse produto aonde existe mercado, aonde existe potencial de venda. Orientação para o produto: consumidores querem gastar seu dinheiro em produtos de alta qualidade, inovadores. Portanto as empresas têm à obrigação de aprimorar constantemente seus produtos, deve haver uma “metamorfose ambulante” em seus produtos, sempre procurando se adequar as tendências da atualidade. Orientação do cliente: e quando o foco da empresa não e mais produzir e vender, mas satisfazer a clientela, estudando o comportamento do consumidor, via pesquisa de mercado,