A história de machado de assim
Irei relatar um pouco da história de um dos mais importantes escritores da literatura brasileira – Joaquim Maria Machado de Assis.
Nasceu no Morro do Livramento, Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839, de origem mulata sofria com os preconceitos que na época eram muito mais severos do que hoje em dia, perdeu sua mãe muito cedo e foi criado pela madrasta. Freqüentou na infância uma humilde escola pública e nunca freqüentou faculdade. Tinha a saúde debilitada, era gago e epilético, em 1851 perdeu seu pai e sua madrasta que morava com ele em São Cristóvão consegue trabalhar como doceira em um colégio e Machado de Assis a ajuda vendendo doces, foi o seu primeiro emprego e como tinha contato com os professores e alunos, quando não estava trabalhando participava das aulas.
Ele não tinha condições para freqüentar cursos e colégios regulares, mas seu empenho em aprender superava todas as barreiras e dificuldades, conseguiu ter aulas de francês com o forneiro da padaria.
Em 1855 a livraria Paula Brito buscava novos talentos, foi assim que Machado de Assis aos 16 anos publicou seu primeiro trabalho, o poema “Ela” na revista Marmota Fluminense, e foi contratado pela livraria. Com 17 anos é contratado como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, mas não deixou de lado o amor pela literatura e sempre que tinha tempo livre, escrevia suas histórias, seus poemas. Em 1858 voltou a trabalhar na livraria Paula Brito, mas agora como revisor e colaborador da revista Marmota e ali começa a escrever humor. Começa também a publicar obras de romance, trabalhando sempre para jornais e revistas, em 1861 seu primeiro livro foi lançado, “Queda que as mulheres têm para os tolos”. No ano seguinte começou a trabalhar como censor teatral que apesar de não ter nenhuma remuneração, esse cargo lhe proporcionava livre acesso aos teatros. Seu primeiro livra de poesias é publicado em 1864, com o nome de “Crisálidas”, já o seu primeiro romance foi