A história de florence nightingale
R: O filme se passa na época vitoriana, em que a Rainha Vitória esteve no poder, período este que foi marcado pelo conservadorismo social e cultural, onde entre a família os homens saíam para trabalhar e as mulheres cuidavam da casa. Também foi o momento por onde se passou a expansão do imperialismo inglês e de grandes avanços tecnológicos como a invenção da eletricidade, do telégrafo e do telefone.
3- Qual classe social a família de Florence pertencia?
R: A família de Florence fazia parte da nobreza, era uma família rica.
4- Quais os pontos marcantes\relevantes do filme em relação à enfermagem?
R: O filme nos passa muito mais do que como surgiu a enfermagem, mas sim a real importância dela, e de como é preciso saber atuar em diversas situações. A enfermagem exige não somente tempo, ou desejo de ajudar o próximo, exige dedicação, amor, mas, acima de tudo, exige força de vontade. E essa força de vontade que é claramente vista em Florence, que lutou contra todos os preconceitos e abriu mão de ter uma vida tradicional, como todas as mulheres tinham naquela época, para seguir seus ideais.
5- Onde Florence foi se preparar para ser enfermeira? R: Quando Florence conheceu Elizabeth Fry, soube de uma instituição na Alemanha voltada para a formação de enfermeiras, e decidiu se matricular, mais como sua família ia contra e não aceitavam pois consideravam enfermagem algo inapropriado para uma dama de famiia, Florence começou seus estudos após os 31 anos, em um curso de treinamento na Alemanha.
6- Florence trabalhou inicialmente como enfermeira em um hospital, mas foi com sua participação voluntária que obteve destaque profissional – “dama da lâmpada”, onde foi que isso ocorreu? R: Florence adquiriu este apelido porque durante a noite ela andava entre os feridos da Guerra da Criméia com uma lâmpada, acalmando-os do sofrimento.
7- Quais características Florence exigia das voluntárias?
R: Florence exigia que janelas