A historia da contabilidade
A INFLUÊNCIA DO CONTADOR NA GESTÃO DAS EMPRESAS
Juliana Marcos Duarte
Profª. Elaine Cristina Rodrigues Voges Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB0121) – Prática do Módulo I 24/07/2012
1 INTRODUÇÃO
Por ser uma ciência que tem como base o conhecimento e a interação deste com a prática em uma empresa, a Contabilidade exige de seu profissional que se mantenha em constante modificação e flexível às mudanças, tanto nos métodos para se obter as informações, atualmente influenciados pelos avanços tecnológicos, como pelo seu usuário, cada vez mais exigente.
Percebe-se, então, a fundamental importância que tem o Contador no sucesso econômico da empresa, pois ele, com base na interpretação e estudos dos dados contábeis, irá orientar empresários, sobre alterações e adaptações necessárias à empresa, objetivando sempre seu desenvolvimento futuro.
Aqui, observa-se ainda a importância em ouvir o Contador, levando em consideração seus apontamentos e conclusões, como também a responsabilidade deste profissional, que deixa de ser simplesmente o fornecedor das informações e passa a ser também seu intérprete para uma linguagem de fácil entendimento ao administrador. 2 DESENVOLVIMENTO A Contabilidade deixa de ser um simples retrato estático da empresa, através de seus livros e registros, e passa a ser um roteador, possibilitando a criação de metas e reavaliação de custos e despesas. Notando-se que apesar de se falar que, com os avanços na tecnologia, o papel do Contador pode ser ameaçado, comprova-se que será ameaçado apenas aquele que não adaptar-se às novas realidades e necessidades do mercado atual.
Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem