A gua
lazer e outros), (TABELA 4), e/ou em função da suadistribuição espacial e dependente de muitos condicionantes naturais (clima, presença de vegetação, tipo de solo entre outros.). (MAIA NETO, 1997).
O mundo atual se depara com uma crise de escassez de água, (MATRELLI, 2004), a quantidade de menos de 200 mil quilômetros cúbicos foram suficientes em 1900, quando cerca de 2 bilhões de habitantes viviam no planeta. Agora, somos aproximadamente 6 bilhões, e como a água não está distribuída de forma proporcional à população existente, a quantidade de água disponível já chega perto do limite: 40% da população mundial já sofrem de escassez de água. (LEMOS,2004)
No Brasil, o maior desafio é a redução do desperdício. Evaporação nos grandes reservatórios, vazamentos nos sistemas de captação e distribuição, ligações clandestinas e uso irracional são os maiores inimigos dos programas de educação ambiental. (CARVALHO, 2003)
Quando se discute o fim do petróleo, logo se enumeram possíveis fontes alternativas de energia. Quando a questão é a água, o primeiro impulso é o desespero.
Nossa sociedade é baseada no consumo desse recurso. O ser humano, cujo organismo é composto por cerca de 70% de água, não sobrevive sem ela por muito mais que 48 horas. Por isso, pesquisadores do mundo inteiro têm se esforçado para encontrar uma solução que combata a crescente escassez. (RAMALHO, 2004)
Embora as reservas hídricas brasileiras sejam significativas já se iniciou o processo de escassez da água, sendo necessária a adoção de uma série de açõespara frear tal processo, dentre elas pode-se mencionar:
Adoção de boas práticas agrícolas, como: