A gestão escolar na educação infantil
RESUMO
A escola é o primeiro lugar de atuação da criança, onde ela deixa de manejar coisas particulares para manejar elementos coletivos; de manejar linguagens privadas para manejar linguagens coletivas e de manejar símbolos familiares para manejar símbolos coletivos. A participação caracteriza-se por uma força de atuação consciente pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade, de sua cultura e seus resultados. Esse poder é resultante da competência e vontade de entender, decidir e agir sobre questões que dão à unidade social vigor e direcionamento firme. A ação participativa depende da prática realizada pelos professores, coordenadores, gestores, alunos e a comunidade, a partir do respeito a certos valores, ou seja, a ética, a solidariedade, a equidade e o compromisso. Dessa forma, a gestão escolar na Educação Infantil é de extrema importância na organização da escola no sentido amplo. Logo, os gestores devem desejar uma escola que atenda às exigências da vida social, a saber, formar cidadãos conscientes e críticos em um mundo globalizado.
Palavras-chave: Escola. Ação participativa. Valores. Gestão escolar. Educação Infantil.
1.0 – INTRODUÇÃO
A gestão escolar na Educação Infantil pressupõe a atuação participativa de todas as pessoas que fazem parte, direta ou indiretamente, do processo educacional no estabelecimento de objetivos, na solução de problemas, na tomada de decisões, na proposição, implementação, monitoramento e avaliação de planos de ação, visando os melhores resultados do processo educacional e o sucesso da gestão escolar participativa.
Essa modalidade de gestão tem como base o entendimento de que o alcance dos objetivos educacionais, em seu sentido amplo, depende da canalização e emprego adequado da energia dinâmica das relações interpessoais que ocorrem no contexto da organização escolar em torno de