A gestão do tempo na educação infantil
RESUMO
Este trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo de tempo escolar e como objetivo: Percorrer as marcas do espaço-tempo que se inscrevem no cotidiano escolar, bem como focalizar como nós professoras e nossos/as alunos/as constituímos os territórios escolares a partir da organização do espaço-tempo. Para tanto foi realizada pesquisa junto a uma escola pública de educação infantil de Campo Grande-MS. Concluímos que tempo tem sentido múltiplo, que vai além da sala de aula, da professora e da escola; que a reorganização espacial na sala/escola, tanto pelo/a professor/a como pelos/as alunos/as ou pelo conjunto professor/a aluno/a, o que é melhor ainda, contribui para a construção de novas relações entre professor/a e alunos/as e entre alunos/as e alunos/as, bem como pode auxiliar a desconstrução de papeis e relações marcadas nos espaços e tempos de poder presentes nas relações especiais já estabelecidas ao longo da história escolar. Concluí que enfocar as produções do espaço-tempo no currículo escolar possibilita ampliar os horizontes de possibilidades na Educação Infantil.
Palavra-Chave: Tempo, Gestão, Educação Infantil.
2 1.0 INTRODUÇÃO
O presente estudo pretende investigar a importância da gestão do tempo na prática educativa do ensino infantil, considerando que trabalhar com uma diversidade de modalidades de organização do tempo didático contribui para que possamos garantir o equilíbrio frente aos múltiplos aspectos da cultura em que desejamos introduzir nossos pequenos alunos.
As escolhas que fazemos entre projetos, sequências de atividades, atividades permanentes ou independentes podem ou não, ampliar as formas dos nossos se relacionarem com as situações de aprendizagem propostas.
Considerando que a criança é produto e faz parte do processo histórico cultural e educacional da sociedade deve-se então dar a ela os valores cabíveis de sujeito infantil portador de uma