A gestão de recursos humanos e a qualidade de vida no ambiente de trabalho
Leonardo de Oliveira Rodrigues, Susa Emmanuele Vidal de Assis
Orientador: Wagner Ramos da Costa
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife
Av. Professor Luiz Freire, 500, Cidade Universitária – Recife/PE – CEP: 50740-540 susan_manu@hotmail.com; leonardoorodrigues@icloud.com
RESUMO
Acredita-se que o assunto a ser abordado é de suma importância para melhor compreendermos e de alguma forma solucionarmos as decorrentes situações acontecidas em diversas empresas, é fato que se os processos referentes à QVT forem implementados adequadamente evitaremos queixas por parte dos colaboradores.
O tema traz consigo uma grande importância para a área de recursos humanos, pois age diretamente com a satisfação dos que fazem a produção acontecer dentro das organizações. Empresários querem resultados positivos, e pessoas satisfeitas produzem mais. Serão expostos Programas de qualidade de vida, onde o foco é a execução, pensa-se no 'colocar em prática' pois diversos processos estão presentes nas empresas, apenas no papel. Então as colocações têm o intuito de serem cumpridas, pois o cumprimento delas implicará na melhoria de vida dos funcionários, dos que estão á frente da organização e até da imagem passada pela mesma. Desta forma Chiavenato, Idalberto (2009, p.46) afirma que “As organizações não funcionam por si mesmas. Elas dependem de pessoas para dirigi-las e controla-las e para fazê-las operar e funcionar”. Algum tempo atrás, foi dado inicio a alguns estudos, e esses por sua vez comprovaram a interferência que o ambiente de trabalho pode proporcionar para o alcance da produtividade, e uma nova visão começou a surgir. Chiavenato (2009) mostra que o comportamento das pessoas dentro da organização é complexo e que tanto fatores internos quanto externos terão influencia sob o mesmo.
Essa nova visão fez com que alguns profissionais cedessem espaço