A força de uma paixão
IGC-UFMG
NOÇÕES DE GEOLOGIA – Minerais e rochas. Tipos de Rochas. Deformações nas rochas – dobras e falhas. O Tempo Geológico.
Pretende-se neste capítulo fazer uma breve revisão sobre GEOLOGIA, a fim de que o aluno possa melhor entender a ocorrência dos depósitos minerais, sua formação na crosta da Terra (gênese) e distribuição global. Revisaremos então a natureza de minerais e rochas, resumiremos a formação das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas e analisaremos os processos de deformação das rochas, que se referem a formação de dobras e falhas. Por fim, relembraremos a noção de Tempo Geológico, ou seja, noções de que a Terra se formou num passado muito remoto e distante, com subdivisões e nomenclatura específica.
Recomenda-se que o aluno leia o texto com muita atenção, recorra a bibliografias fornecidas, visando melhor situar os conceitos de Geologia.
1. Minerais e Rochas.
A Terra é constituída por um envoltório externo (Crosta), uma porção intermediária (Manto) e um envoltório central (Núcleo), constituídos por diferentes elementos químicos e rochas. A Crosta não é homogênea, ela se subdivide em crosta continental, que ocorre nos continentes, e crosta oceânica, que constitui o fundo dos mares e oceanos da Terra. A Crosta nos continentes é constituída por granitos e os principais elementos químicos são oxigênio (O), silício (Si), alumínio (Al), potássio (K) e sódio (Na). A Crosta nos oceanos é constituída por rochas basálticas e os elementos químicos são principalmente sílica (Si), alumínio (Al), ferro (Fe), cálcio (Ca), magnésio (Mg). O Manto é algo semelhante a crosta oceânica, com enriquecimento em silicatos de magnésio e de ferro. Já o Núcleo da Terra é dominado por ferro, níquel e enxofre, em altíssimas temperaturas.
Esta estrutura da Terra é decorrente da sua origem – meteoritos e explosões interplanetárias. No início da formação da Terra predominavam altas temperaturas e uma mistura de componentes