A formação do tutor
Resumo
O artigo apresenta a necessidade de uma formação específica para o profissional docente que trabalha em cursos online como tutor online. A educação a distância encontra-se num momento significativo, entendido como a 5ª geração da EAD, unindo o computador e a internet com as outras práticas de EAD do passado e do presente. O tutor online, como pessoa responsável pelo acompanhamento dos alunos, sendo elo entre discentes e instituição, precisa de uma formação sólida e continuada para que possa atender as necessidades de um modelo educacional em expansão e com carência de referenciais teóricos para suprir a demanda. Partindo da necessidade de compreender os elementos, características e aspectos de relevância na formação específica do tutor online e quais os principais aspectos conceituais, teóricos e práticos que devem fazer parte da formação do tutor online para atuar na educação online, este artigo apresenta alguns indicadores para reflexão e discussão desta temática.
Palavras-chave: Tutor; Educação Online; Formação.
1. Introdução
Os avanços tecnológicos têm proporcionado um grande desenvolvimento, seja ele na área das ciências aplicadas, seja nos meios de produção, como também nos processos que envolvem a educação. Uma das grandes possibilidades de crescimento que os avanços tecnológicos têm proporcionado é especificamente na possibilidade de utilização de vários recursos das TIC para a promoção e aplicação nos cursos realizados na modalidade online2, o que tem feito com que as ofertas de cursos nesta modalidade esteja crescendo em grandes proporções.
Segundo o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação a Distância3, cerca de 2,5 milhões de brasileiros estuda com em cursos na modalidade de EAD, sendo que deste total, cerca de quase um milhão (972.826) são em instituições credenciadas e cursos autorizados pelo Sistema de Ensino.
Acompanhando estes números, um crescente número de