A escola do planejamento
CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA
II SEMESTRE – NOTURNO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
TRABALHO SOBRE O LIVRO SAFÁRI DE ESTRATÉGIAS
GRUPO: Alessandra, Cleni, Elis, José Luis
CAPÍTULO 3: A Escola do Planejamento: A Formação de Estratégia como um Processo Formal
HISTÓRIA
Nos anos 70, o planejamento estratégico formal foi amplamente divulgado por publicações acadêmicas e imprensa de negócios, o que deveria influenciar os gerentes a dedicar mais tempo na implementação do tal planejamento. O lema desta escola de pensamento é “prever e preparar”. A Escola do Planejamento originou-se no mesmo tempo que a Escola de Design. A literatura de planejamento estratégico cresceu muito, mas o conjunto de idéias que esta carregava não eram totalmente confirmas na prática. Poucas pessoas ligadas à escola do planejamento envolviam-se nos estudos profundos sobre planejamento estratégico.
O MODELO BÁSICO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Embora existam centenas de modelos diferentes de planejamento estratégico, o básico é o modelo SWOT, o qual, segundo o autor, deve ser dividido em etapas claramente delineadas, articuladas cada uma destas etapas com muitas listas de verificação e técnicas e deve ser dada atenção especial à fixação de objetivos, no início, e à elaboração de orçamentos e planos operacionais, no final. Segundo (autor) são vários os diagramas que mostram o fluxo global, com as seguintes etapas:
• Estágio de Fixação de Objetivos: Procedimentos para explicar e quantificar as metas da organização. Por falta de clareza em relação a conceitos como, por exemplo, utilizar a palavra objetivos quando se quer dizer estratégias, é provável que, segundo o autor, por estas confusões “grande parte do chamado planejamento tenha sido reduzido a pouco mais que a quantificação de metas e um meio de controle”. • Estágio da Auditoria Externa: Elemento importante: conjunto de previsões feitas a respeito das condições