A ELEVAÇÃO DA TAXA CAMBIAL
TEMA: A ELEVAÇÃO DA TAXA CAMBIAL TRÁS AO MERCADO FINANCEIRO E PARA E ECONOMIA EM GERAL DO BRASIL, INÚMERAS SITUAÇÕES, QUE NÃO OCORREM COM A TAXA ESTABILIZADA POR LONGO PERÍODO. QUAIS SERIAM OS PRÓS E CONTRAS, NO QUE DIZ RESPEITO A SEUS EFEITOS?
Trabalho apresentado junto ao curso de Ciência Contábil.
FRANCA/SP
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 POLÍTICA CAMBIAL 4
1.1 Divisões da taxa de câmbio 4
1.2 Câmbio Spot e Câmbio Foward 5
1.3 Efeitos de desvalorização cambial 5
2 ELEVAÇÃO DA TAXA DE CÂMBIO NO BRASIL 6
2.1 Títulos brasileiros no mercado internacional 8
2.2 Prós da elevação da taxa de câmbio no Brasil 9
2.3 Contra elevação da taxa de câmbio no Brasil 9
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Quando mais transações internacionais têm um país, mais ele necessita de uma política de controle para estas relações. Para isto o país deve estipular política aduaneira adequada para manter o desenvolvimento e as necessidades para continuar expandindo.
Assim, tem-se que a política cambial caracteriza pela administração de cambio e o objetivo é de equilibrar o mercado com mecanismos próprios.
Daí a importância que tem em estudar o tema. Porque desta forma é que será possível compreender a movimentação dos mercados internacional, além de conseguir calcular riscos buscando diminuí-los.
Pensando na função do economista que é buscar o equilíbrio constante da economia o estudo atentará para o que vem a ser política cambial, sua estrutura e pros e contras na econômica brasileira.
1 POLITICA CAMBIAL
A política cambial está baseada na “administração das taxas de câmbio, promovendo alterações das cotações cambiais e, de forma mais abrangente, no controle das transações internacionais executadas por um país” 1.
Para que se consiga realizar compra e venda no mercado internacional desenvolveu-se a conversão de moedas nacionais em moedas estrangeiras, baseado no mercado ou