A Educação nos Maias
Introdução 2
A educação 3
A Educação Tradicional VS A Educação à Inglesa 4
Contrastes/ Características de cada um dos modelos educacionais 6
Consequências no percurso das personagens 7
Intenção do autor 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Webgrafia 10
Introdução
No âmbito da disciplina de português foi nos proposto a realização de um trabalho escrito a ser executado em grupo, acerca da obra literária de Eça de Queirós, Os Maias. A docente distribuiu vários temas que deveriam ser dissecados pelos grupos. O tema escolhido para o nosso grupo foi a Educação em “Os Maias”, no qual temos alguns subtemas: - Os modelos educativos (tradicional vs à inglesa), a identificação das personagens que ilustram esses modelos (que ficou encarregue à Carina); as características /contrastes de cada um dos modelos e as consequências no percurso das personagens (que ficou incumbido ao Bruno) e por fim a intenção do autor (que foi delegada à Alexandra).
A metodologia utilizada foi a pesquisa em sites (presentes na Webgrafia) dados pela professora Ana Paula Passos, como também a outros, e à obra em análise, onde encontramos informações bastante pertinentes. Este trabalho por maioritariamente redigido na Biblioteca da Escola Secundária Caldas das Taipas.
Com este trabalho pretendemos, então, expor as diferenças dos dois modelos de educação presentes na obra, bem como, explicar de que forma a educação das personagens lhes influencia no seu percurso ao longo da ação.
A educação
Já foi bastante dissecada a crítica à sociedade burguesa do seu tempo, às instituições que a regem e sobretudo aos costumes, numa espécie de fórmula que nos mantinha teimosamente reféns da mediocridade, feita por Eça em “ Os Maias”. Porém, na nossa opinião, uma das principais críticas que é feita pelo autor à sociedade do seu tempo é à educação. Esta, talvez seja a evidência mais credível da actualidade da obra de Eça.
A temática da educação