A DOUTRINA DE JESUS CRISTO
C Alberto L R
PROFª Selma Oliveira
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR – PELOTAS – RS
EAD em Camaquã – RS
CURSO – VIDA DE CRISTO E ESPIRITUALIDADE
RESUMO :
O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, militar, pedagógico, entre outros. Jesus tinha doutrina própria. E era uma doutrina nova, pois quando pregava os Judeus ficavam admirados, pois era diferente do que estavam acostumados a ouvir no templo ou nas sinagogas. “E aconteceu que, concluindo Jesus o discurso, a multidão se admirou da sua doutrina” (Mt. 7:28).
1. INTRODUCÃO Cristologia é o estudo sobre Cristo; é uma parte da teologia cristã que estuda e define a natureza de Jesus, a doutrina da pessoa e da obra de Jesus Cristo, com uma particular atenção à relação com Deus, às origens, ao modo de vida de Jesus de Nazaré, visto que estas origens e o papel dentro da doutrina de salvação tem sido objeto de estudo e discussão desde os primórdios do Cristianismo.
2. NASCIMENTO 2.1 PREDITO “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel,”(Is 7:14; Mt 1:23) Diante da recusa de Acaz em pedir um sina, O Senhor mesmo lhe concede um sinal para confirmar sua palavra uma criança nascerá(Mt 1:8)genealogia. 2.2 VIRGINAL “E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer será chamado Filho de Deus”(Lc 1:34-35). Maria não duvida como Zacarias: só deseja saber como acontecerá. Não foi o nascimento virginal de Jesus que fez de Ele o Filho de Deus. Este foi o meio pelo qual o Filho pré-existente, revelou Sua Deidade (conforme Jo 1:1,14).
3. NATUREZA HUMANA E DIVINDADE CRISTO