A Cultura Na Escola: Farra do Boi
Ariane Cristina de Souza Barroso Carolina Valcides de Melo
Daniela Fernanda Pinheiro
Elier Cristina Pretto
Rosana Oliveira de Lima Cota
Selma Aparecida Martins
Professora Tutora Externa: Ana Cicília Demétrio
Centro Universitário Leonardo da Vince- UNIASSELVI
Pedagogia PED 0859- Seminário Interdisciplinar - Fundamentos do Processo Educativo.
09/12/2013
RESUMO
O objetivo do assunto aqui relatado é trazer a importância da cultura para seu povo, a verdadeira origem da brincadeira, mostrando as mudanças que aconteceram e o que pode ser feito para resgatar o que um dia foi esquecido. Sem esquecer a importância à proteção ao animal aqui citado (o boi). Como o assunto pode ser trabalhado dentro das escolas para que uma cultura não se perca através das mudanças provocadas pela própria população que não conhecem realmente o verdadeiro sentido da brincadeira.
Palavras-chave: Farra do boi, Cultura, Educação.
1 INTRODUÇÃO
Este Paper é resultado de uma pesquisa realizada através de entrevistas com pessoas mais velhas conhecedoras da cultura açoriana que acontece todos os anos no município de Bombinhas-sc, histórias e depoimentos retirados de sites falando um pouco sobre esta tradição e as polêmicas que ocorrem em toda Santa Catarina devido muitos acreditarem que a brincadeira é uma forma de maus tratos ao animal.
Uma brincadeira praticada durante a Semana Santa, onde moradores se reúnem para a compra de um boi na finalidade de soltá-lo no campo e fazer provocações para que animal em questão se torne mais bravo, o que para eles torna a "brincadeira mais divertida".
Com o passar dos anos essa tradição acabou trazendo muita rivalidade entre quem segue a cultura de sua origem e as autoridades, pois para os que defendem os direitos dos animais começaram a questionar se isso era realmente cultura, folguedo ou apenas uma maneira de pessoas se divertirem com o sofrimento de um animal torturando-o, sem que possa sofrer