A CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS: E AS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XX

2736 palavras 11 páginas
SUMÁRIo
1 INTRODUÇÃO 6 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO 6 REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar e entender a evolução das políticas públicas e as políticas sociais, a partir do século XX, na construção dos diretos sociais, dando enfoque no resgate histórico, do cenário político econômico e social, no que se refere ao âmbito da participação dos trabalhadores nesse processo até a promulgação da Constituição Federal de 1988, e como o serviço social percorreu esse caminho histórico e enfrentou as demandas do capitalismo.

2 DESENVOLVIMENTO

A política publica, são legislações que garantem os direitos sociais, elas garantem o acesso e aos direitos consagrados nos artigos 6º da (Norma Maior). A implantação das políticas sociais com foco na responsabilidade e obrigatoriedade dos governantes foi conquistada através de várias lutas por direitos sociais, e organização dos movimentos dos trabalhadores que visavam á distribuição de renda que fosse compatível ás cargas horárias de trabalho.
. O atual sistema de promoção é produto de um longo processo de lutas e reinvindicações, iniciado no século XX, as políticas sociais foram inicialmente implantadas para tentar amenizar as disparidades da época e atender as reivindicações dos trabalhadores, fruto de baixos salários, a classe trabalhadora sempre esteve em busca de melhores condições de trabalho e em busca das necessidades básicas do trabalhador.
Contudo á política publica, e as políticas sociais, que são as resposta do estado á sociedade, teriam respostas positivas em relação aos trabalhadores, e dando bons resultados econômicos ao estado, as políticas sociais visavam o enfrentamento das questões sociais, essas políticas elas não eliminam a pobreza, é apenas uma maneira

Relacionados