A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTATIVIDADE NA PROPAGANDA: UM ESTUDO DO OPERADOR “MAS”

19293 palavras 78 páginas
INTRODUÇÃO
Os seres humanos são essencialmente comunicativos. A necessidade de interação acompanha cada um, desde a emissão dos primeiros sons, passando pelo balbuciar das primeiras palavras até chegar à construção de frases. A linguagem é uma pré-disposição humana, cuja apreensão ocorre concomitantemente ao desenvolvimento físico, por intermédio de processos cognitivos e intercâmbios sociais, históricos e culturais.
Os estudos a respeito da linguagem têm sua gênese na Índia, por volta do século VII a.C, quando Pānini organizou a primeira gramática de uma língua na história da civilização (o sânscrito, considerado ―a língua dos deuses‖), denominada Ashtadhyayi (ashta = oito + adhyaya = capítulo), cujo objetivo era a análise de aspectos fonológicos do sânscrito, ligados à entoação correta de cânticos sagrados. Antes de assumirem suas atuais configurações, as análises linguísticas estiveram em foco nas discussões entre os antigos filósofos gregos, nos embates entre racionalistas e empiristas e, por fim, entre estruturalistas e gerativistas, originando novos campos de pesquisa e, portanto, novas teorias sobre o uso da linguagem.
Benveniste (1989, p.93) corrobora esta importância dada aos estudos linguísticos ao longo dos séculos, esclarecendo que a linguagem ―(...) é para o homem um meio, na verdade, o único meio de atingir o outro homem, de lhe transmitir e de receber dele uma mensagem.‖ Ou seja, é por meio da linguagem que os seres humanos compartilham experiências, opiniões, desejos e sentimentos uns com os outros, produzindo e captando novos sentidos aos enunciados proferidos nos eventos comunicativos dos quais fazem parte.
Obviamente, o locutor anseia que a mensagem transmitida seja compreendida e aceita pelo seu interlocutor, esperando que seu discurso promova reações no outro, condizentes ao ponto de vista proposto. Para tanto, faz uso da argumentação, ou seja, do agrupamento de razões que fundamentem seu discurso sobre determinado assunto, de modo a

Relacionados