A CAPOEIRA COMO EXPRESS O DA CULTURA AFROBRASILEIRA

2218 palavras 9 páginas
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO /SEC – BA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA- UNB
EVENTO: CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
TUTOR: ROGÉRIO GEDEON DE ARAÚJO

A CAPOEIRA COMO EXPRESSÃO DA CULTURA AFROBRASILEIRA

Este projeto propõe um trabalho de caráter interdisciplinar para abordar a Capoeira nas escolas pública da rede estadual da Bahia, partindo do pressuposto de que esse elemento cultural perpassa por diversas áreas de conhecimento, constituindo-se como uma legítima expressão da cultura afro-brasileira.

DESCRIÇÃO

Participantes As propostas serão direcionadas aos alunos do 9º ano do ensino fundamental (antiga 8ª série) dos Colégios Estaduais da rede pública. A escolha está relacionada ao objetivo proposto que é o de ampliar a percepção dos educando sobre o universo do movimento da Capoeira. Entendemos que por ser uma faixa etária que está em fase de transição entre o ensino fundamental e o médio, percebemos que é o momento de consolidar competências e habilidades desenvolvidas durante essa etapa.

Cronograma
O projeto será desenvolvido durante cinco semanas, entre os meses de outubro e novembro do ano corrente, com culminância no dia 20/11, dia da Consciência Negra no Brasil.

1ª ETAPA.
Reunir todas as turmas e todos os professores que participarão do miniprojeto, apresentado o cronograma com todas as atividades que serão desenvolvidas, bem como os objetivos propostos e os resultados esperados. Em seguida, exibir o documentário: Mestre Bimba- A história da capoeira. Disponível em http://youtu.be/dtBtuREXSNg.

2ª ETAPA.
Reconstruindo a história da capoeira. Nas aulas de História e Geografia propor aos alunos que tentem, a partir dos conhecimentos que possuem sobre a capoeira, inventar a história mais criativa possível para a origem da capoeira. Os professores podem começar a atividade fazendo uma pequena introdução. Depois os alunos serão separados em grupos, cada grupo terá um número e criará um trecho para a história. Ao

Relacionados

  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas
  • Apostila BASA T Cnico Banc Rio
    141957 palavras | 568 páginas