A ATUA O DO ASSISTENTE SOCIAL NA GEST O MUNICIPAL DA POL TICA P BLICA DE ASSIST NCIA SOCIAL

4091 palavras 17 páginas
A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA GESTÃO MUNICIPAL DA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

RESUMO

A proposta de estudar a atuação dos profissionais Assistentes Sociais enquanto gestores municipais da Política Pública de Assistência Social buscou explorar este campo de atuação que tem requisitado um número cada vez maior de profissionais do Serviço Social, haja vista suas habilidades técnico-operativa, teórica-metodológica e seu conhecimento sobre a política pública de assistência social.

Palavras-chave: Serviço Social, Gestão e Exercício Profissional.
ABSTRAC T

he proposal of studying the performance of social assistance professionals as municipal managers of the Public Policy of Social Assistance sought to explore this field of activity that has requested a growing number of Social Work professionals, given its technic-operative skills, theoretic-methodological and their knowledge about the public policy of social assistance.
Keywords: Social Work, Management and Professional Practice
Este texto, foi construído para subsidiar a elaboração da dissertação de mestrado que discutiu o tema da gestão municipal da política de assistência social enquanto espaço de atuação profissional, com vistas a reconhecer este espaço enquanto meio de possibilidades de universalização de direitos, através de uma perspectiva de gestão democrática.
Cabe-nos de antemão destacar o uso da categoria exercício profissional, partindo da premissa que esta categoria se constitui de uma totalidade formada pelas três dimensões da profissão: teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, e suas expressões: interventiva, investigativa e formativa, que mantém uma relação de unidade, apesar de suas particularidades (SANTOS, SOUZA FILHO, BACKX, 2012).
Pensar o exercício profissional a partir dessas três dimensões coloca a possibilidade de entender o significado social da ação profissional – formativa, interventiva e investigativa. Pensá-las de

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas