A ARTE DE CONTAR HIST RIAS VISANDO A FORMA O DE LEITORES

4076 palavras 17 páginas
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS VISANDO
A FORMAÇÃO DE LEITORES

NOME: Luana Barseleri
RA: 2010100122

RESUMO

Considerando a importância da arte de contar histórias para a formação de leitores e, acima de tudo, de seres humanos pensantes, capazes de sentir, imaginar e criar, o objetivo deste trabalho é, basicamente, o de conscientizar os adultos de hoje, a partir de uma análise bibliográfica e de argumentos consistentes, da importância da arte de contar histórias para o desenvolvimento da criança, sobretudo da leitura, levando-os a inserir a prática desta arte em seu cotidiano relacionado às crianças – filhos e alunos.

PALAVAS-CHAVE
Educação; Contar Histórias; Leitura; Desenvolvimento da Criança.

INTRODUÇÃO

Formar bons leitores no contexto deste início de século tem sido uma tarefa obscura para muitos, uma vez que grande parte dos professores de educação infantil não sabe por onde começar e acaba trilhando caminhos errôneos.
Um dos pré-requisitos primordiais quando se decide optar pela carreira de professor é saber contar histórias. O professor da educação infantil deve ser ótimo contador de histórias, e, além de qualidades pessoais como simplicidade, otimismo, graça, honestidade, equilíbrio, bom humor e calor humano, precisa possuir boa dose de cultura e certa grandeza de caráter para ter uma visão ampla dos problemas da vida e da educação.
Um destes problemas diz respeito exatamente à formação de bons leitores. Quando questionados sobre seus hábitos de leituras, boa parte dos adolescentes e até mesmo adultos afirmam não ler, senão pequenas notícias e propagandas presentes no dia-a-dia, alguns por falta de tempo, outros simplesmente por falta de gosto. Hoje, tem se perdido o hábito de ler bons livros, quanto mais passam os anos, mais raros são aqueles que se interessam por uma boa literatura e mais restrito é o acesso a ela. Assim, se o adulto não possui o interesse pela leitura, tampouco será capaz de estimular as crianças e inseri-las no mundo dos livros.

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas
  • O homem e seus simbolos
    135278 palavras | 542 páginas