Xarope para diabéticos
Canabinoides sintéticos: drogas de abuso emergentes
Synthetic cannabinoids: emerging drugs of abuse
Audrei de Oliveira Alves1, Bárbara Spaniol1, Rafael Linden1
1
Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil.
Recebido: 11/1/2012 – Aceito: 23/4/2012
Resumo
Contexto: A Cannabis sativa (cannabis, maconha, marijuana) é uma droga de abuso com efeitos psicoativos e potencial terapêutico bastante conhecidos. Um grande número de canabinoides foi sintetizado na tentativa de excluir ou minimizar os efeitos psicotrópicos e mantendo as aplicações terapêuticas. Os canabinoides sintéticos representam o mais recente avanço das designer drugs. Objetivos: Este trabalho busca trazer informações sobre a utilização de canabinoides sintéticos como drogas de abuso emergentes, principalmente sob a forma de spice ou herbal blends. Métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados PubMed utilizando os descritores de assunto “synthetic cannabinoids”, “spice”, “legal highs”, “herbal blends”, ”psychosis cannabis” e suas combinações.
Resultados: Foram encontrados canabinoides sintéticos nos produtos Spice, confirmando que os incensos herbais realmente surgiram como drogas de abuso emergentes. Conclusão: Não está claro se a utilização de canabinoides sintéticos e de Spice é uma moda passageira ou se irá se estabelecer em nossa sociedade. No entanto, o fenômeno das designer drugs, especialmente canabinoides sintéticos, representa um desafio presente para o sistemas de saúde no mundo globalizado, tornando-se necessária a pesquisa clínica e forense desses produtos.
Alves AO, et al. / Rev Psiq Clín. 2012;39(4):142-8
Palavras-chave: Canabinoides sintéticos, Spice, legal highs, incensos herbais, psicose da maconha.
Abstract
Background: Cannabis sativa (cannabis, marijuana) is a drug of abuse with well known psychoactive effects and therapeutic potential. A large number of cannabinoids chemically