wgwtt

2225 palavras 9 páginas
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA

13/06/2014

RESUMO
Adotei uma lógica para situar o ensino da matemática, situando-o historicamente e localizando-o dentro das correntes pedagógicas da educação brasileira as tendências atuais do ensino da matemática. Tratamos também do projeto pedagógico/currículo em ação, complementando com a formação dos professores e caracterização dos alunos que, de posse do saberes, vão influenciar a sociedade para enfrentar os desafios relativos ao ensino da matemática, considerando sua contribuição no avanço das tecnologias e interligação do mundo através das redes de comunicação.
Palavras-chave: Correntes Pedagógicas. Ensino da matemática. Formação dos Professores

1 INTRODUÇÃO
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) determina que a formação de professores para atuação na educação básica deve ocorrer em cursos de licenciatura plena. As
Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE 01/2006) apontam o curso de Pedagogia como instância formadora de professores para atuação na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa sobre a temática da formação do professor que ensina matemática nas séries iniciais do ensino fundamental vem crescendo na área de Educação Matemática.

A questão do desempenho dos alunos dos anos iniciais, especialmente em relação à matemática, tem sido objeto de preocupação dos sistemas de ensino, gerando debates que parecem decorrentes dos resultados apontados pelas avaliações nacionais da educação básica. O que os resultados apontam tem originado uma preocupação com a formação inicial dos licenciandos que ensinarão matemática nas séries iniciais.

2

Formar o professor de séries iniciais em nível superior é uma prática almejada desde as primeiras décadas do século XX e que vem ocorrendo no interior dos cursos de Pedagogia nas últimas três décadas, sem estar devidamente instrumentada (TANURI, 2000). No curso de

Relacionados