Vitor de Averyron

402 palavras 2 páginas
Como o Menino de Aveyron mudou a Sociologia.

A vida em grupo é uma necessidade para o desenvolvimento do ser humano. Uma maneira de comprovar essa necessidade é a experiência de crianças que vivem entre animais e em situação de isolamento em relação a outros indivíduos da espécie humano. Um dos casos mais conhecidos de seres humanos criados em condições de liberdade em ambiente selvagem foi Vitor de Aveyron.

Quem foi Vitor de Aveyron? Em 1797, um menino foi visto na floresta de Lacaune, na França. Mais tarde foi registrado seu aparecimento no distrito de Aveyron. Era um menino de cerca de 12 anos, tinha a pele branca e fina, rosto redondo, olhos negros e fundos, cabelos castanhos e nariz comprido e aquilino.

Médicos franceses, como Jean Étienne Esquirol e Philippe Pinel, afirmavam que Vitor sofria de Oligofrenia (doença que compromete o desenvolvimento intelectual de uma pessoa). Segundo eles, teria sido essa a razão pela qual os pais o haviam abandonado. No entanto, o psiquiatra Jean-Marie Gaspard Itard não compartilhava da opinião dos colegas. Itard acreditava que a situação de abandono e afastamento da sociedade é o que explicava o comportamento diferente do menino.

A partir de então, Itard trabalhou diretamente na educação do menino. Sua experiência foi registrada no livro “A educação de um homem selvagem”. Nesse livro, Itard apresenta seu trabalho com Vitor, descrevendo as etapas de sua educação. Os resultados positivos pareciam confirmar a tese de Itard.

Com base nessa experiência, Itard formulou a hipótese de que a maior parte das deficiências intelectuais e sociais não é inata, mas tem sua origem na falta de socialização do indivíduo considerado deficiente e na ausência de comunicação com seus semelhantes, especialmente comunicação verbal. Ele então concluiu que o isolamento social prejudica a sociabilidade do indivíduo. Ora, a capacidade de se comunicar e interagir com outros seres humanos é o que torna possível a vida em sociedade.

Relacionados