Visita domiciliar
TEMA: A VISITA TÉCNICA DOMICILIAR DO CRAS (Centro de referência da Assistência Social) da casa verde
Título: visita domiciliar no olhar do serviço social do CRAS
Problema: porque o serviço Social recorre à visita domiciliar como instrumento para selecionar a adesão e a inserção dos munícipes nos programas sociais ?
Hipótese: A visita domiciliar possibilita uma avaliação da realidade social para efetivação da práxis profissional do Assistente Social . A visita domiciliar tem uma significativa relevância para os profissionais do serviço social no seu trabalho. A visita domiciliar è um instrumento que potencializa as condições de conhecimento do cotidiano dos munícipes, no seu ambiente familiar e comunitário.
Justificativa: o tema surgiu das minhas observações como estagiaria junto às visitas domiciliares que realizei ao lado da assistente social do Cras da casa verde, nas residências dos munícipes, assistidas pelo Cras casa verde.
Estudar esse tema é de suma importância para nossa formação, visto que a visita domiciliar é um instrumento de apreensão da realidade social. E faz parte da instrumentalidade do Serviço Social.
Objetivo geral: descrever a visita domiciliar como ação de trabalho dos assistentes sociais, mas que também não é uma ação exclusiva do serviço social e nem da assistência social, é uma forma interventiva que vem abrangendo diversas profissões e áreas de trabalho
Objetivo específico: Conhecer as condições (residências, bairros ) em que vivem tais munícipes e identificar o cotidiano de suas relações ,proporcionando que o munícipe se revele diferente do ambiente institucional com uma abordagem efetiva .
Metodologia: Esta pesquisa tem método qualitativo e exploratório. Com realização de questionários aplicado no CRAS casa verde e entrevista com os assistentes sociais.
Para efeito dessa pesquisa vou utilizar dois procedimentos metodológicos que são:
Levantamento