virtualização
Administração de Sistemas Operacionais
Virtualizações em Servidores
Wilian Donizete
Eduardo Lopes do Vale
Orientador: Prof.º Régio Rocha
Taguatinga, DF Setembro 2013
Introdução
Virtualização é a tecnologia que permite executar dois ou mais SOs (Sistemas Operacionais) simultaneamente em um único PC ou hardware embarcado e está sendo rapidamente adotada em aplicações de engenharia. Enquanto a palavra “virtualização” é simplesmente outro termo para abstração, na prática ela permite aos engenheiros reduzir custos, espaço e consolidar sistemas de uma forma que não era possível anteriormente.
Por exemplo, considere uma aplicação de engenharia que possa se beneficiar da virtualização (executar múltiplos sistemas operacionais em paralelo). Hoje, a maioria dos desenvolvedores precisa tirar proveito do processamento em tempo real, controle e interface gráfica, tudo ao mesmo tempo. Enquanto tradicionalmente isto exigiria dois ou mais computadores (um para cada sistema operacional), a virtualização permite que os SOs operem no mesmo PC ou hardware embarcado. Eliminar a necessidade de vários computadores significa uma melhor integração do sistema, reduzindo custos e espaço físico.
A virtualização também pode ajudar engenheiros a utilizar melhor a capacidade de processamento do hardware para desenvolver sistemas mais eficientes. Com os processadores de 2, 4, 8 e 16 núcleos (processadores multicore) em um mesmo chip tornando-se cada vez mais populares, muitas vezes esses núcleos podem ficar subutilizados em um sistema típico. Muitas aplicações terão somente uma quantidade limitada de tarefas paralelas que podem ser executadas em um dado intervalo de tempo, deixando outros núcleos do processador inativos. O software de virtualização pode ajudar a resolver esse desafio alocando recursos de outros núcleos