vigilancia epidemiologica
Introdução
Antigamente o termo “epidemiologia” era definido como o estudo de doenças transmissíveis. Porém, foi visto que este estudo estava acima de sua definição, hoje é reconhecido como uma ciência que estuda e cuida dos eventos relacionados à saúde ou doença da população, através da coleta e processamento dos dados coletados sobre a situação da doença, como esta disseminada e o ambiente sócio cultural e econômico em que vive esta população. Sendo assim, é possível planejar e adotar medidas de controle e prevenção dos agravos detectados, com o objetivo de tratar e educar a sociedade.
Vigilância Epidemiológica
De acordo coma Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90), Vigilância Epidemiológica (VE) “é o conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”. Ou seja, é a ciência que estuda fenômenos associados aos problemas de saúde da população ou de um indivíduo isoladamente.
Esta análise é feita por meio de pesquisa, coleta e análises de dados, a periodicidade do fluxo de fornecimento desses dados e de critérios de preenchimento dos denominados instrumentos de coleta que são as fichas de notificação e investigação, declaração de óbito, declaração de nascido vivo, boletins de atendimento, autorizações de internação e relatórios. Mas, antes de utilizar qualquer um desses instrumentos é preciso atentar para os aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais, e ambientais. Dessa forma, é necessário conhecer as principais doenças epidemiológicas, os fatores de risco, os grupos mais suscetíveis, as faixas etárias mais afetadas e as medidas de controle para cada situação.
Essas informações, graças ao avanço tecnológico, alimentam o que chamamos de banco de dados, onde os estudos e pesquisas ficam