video game
Mercado
O mercado de jogos eletrônicos, além de estar em constante crescimento, é bastante abrangente e emprega profissionais de diversos níveis e áreas de conhecimento. A demanda constante para o segmento é a de programadores e desenvolvedores de software, mas o mercado também necessita de habilidades na área de humanas, como músicos e roteiristas. Jogos educativos e corporativos também envolvem profissionais que não atuam diretamente no jogo, mas prestam consultoria para o assunto.
Só no setor de criação, por exemplo, existem as funções de design de games, roteiro, storyboard, planejamento de objetos, design de interface, design gráfico, animação, modelagem 3D, áudio e efeito especiais. Em desenvolvimento de jogo, área que envolve programação, são necessários especialistas em programação, analise de sistemas, arquitetura da informação, engenharia de software, design de plataforma, inteligência artificial e arquitetura do servidor. Tem muita oportunidade por aí.
Onde estudar
A maior parte dos cursos superiores de games oferecidos no Brasil forma tecnólogos. Existem 47 cursos de graduação em atividade com registro do Ministério da Educação e entre eles, curso de Jogos Digitais da PUC de São Paulo (PUCSP) com nota 5, é considerado a melhor graduação tecnológica em games. Existem ainda outros cursos de jogos digitais pelo Brasil com nota 4 do MEC. São eles:
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) – São Paulo – SP
Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – Brasília – DF
Centro Universitário