Vida de Simone de Beauvoir
SIMONE DE BEAUVOIR
Vida:
Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, nasceu na cidade de Paris, na França, em janeiro de mil novecentos e oito. Era a primogênita de duas irmãs, filha de um casal descendente de famílias tradicionais, porém decadentes. Seu pai era o advogado Georges Bertrand de Beauvoir, ex-membro da aristocracia francesa. A mãe era Françoise Brasseur, filha da alta burguesia.
Por considerar que as filhas não conseguiriam bons casamentos, pois não havia dinheiro para um bom dote, George de Beauvoir se convenceu de que somente o sucesso acadêmico poderia tirar as filhas da pobreza. Na adolescência, já tinha planos de ser uma escritora. Quando jovem, fez exames para o bacharelado em Matemática e Filosofia. “Era uma criança atraente, mas mimada, teimando em obter o que queria, tendo sido o centro das atenções da sua família. A mãe não foi uma grande costureira, e as roupas que costurou eram mal ajustadas. Ao crescer, Beauvoir não tinha amigos além da irmã Poupette, que era dois anos e meio mais nova e de quem ela era próxima[...] ” (BAIR, pp. 37-38,79)
Estudou Letras e Filosofia na Universidade de Sorbonne, Paris. Em mil novecentos e vinte e nove, ainda na Sorbonne, conheceu muitos outros jovens intelectuais, incluindo Maurice Merleau-Ponty, René Maheu, formando-se com uma tese sobre Leibniz. Nessa mesma época conhece o filósofo Jean-Paul Sartre, que será seu companheiro de toda a vida. Foi professora de filosofia em escolas de diferentes localidades francesas. No ano de mil novecentos e quarenta e cinco, ela funda, com Sartre, a revista Les Temps Modernes.
Manteve durante toda sua vida um relacionamento aberto com Sartre, que lhe permitiu compatibilizar sua liberdade individual com uma relação amorosa. Ambos cultivavam relações com outros parceiros, e compartilhavam as experiências adquiridas neste, e em outros campos da existência. Simone teve outros parceiros como, o escritor norte-americano Nelson Algren e Claude Lanzmann.