vida de inseto
No filme vida de inseto, temos a história de uma colônia de formigas, que até então partimos do paradigma que são fracas, frágeis, e que levam uma vida tradicional, respeitando uma obrigação imposta a elas desde o sempre, as formigas deveriam trabalhar e juntar alimentos aos gafanhotos tendo em troca das oferendas a garantia de não ameaça por esse bando. Somente após a colheita de alimentos oferecidas aos gafanhotos poderiam então juntar seu próprio alimento.
O personagem principal na história é a formiguinha ‘Flick’ que é desprezada pela Colônia por suas atitudes atrapalhadas e suas ideias inovadoras, mas que normalmente terminavam em confusão. Quando os gafanhotos estavam prestes a recolher seus alimentos, Flick, por sua vez, derrubou acidentalmente todo o alimento arrecadado, levando todo o trabalho das formigas por água à baixo. Por este motivo, a Colônia foi ameaçada pelos gafanhotos, que deram um novo prazo para que o alimento fosse outra vez arrecadado. Desesperado, Flick saiu da Colônia em busca de ajuda, pois sentia-se culpado e o que mais queria era reparar o erro que havia cometido.
Flick conseguiu reunir um grupo de insetos, artistas de circo, que juntos combateriam os gafanhotos, não foi o que realmente aconteceu, pois na verdade esse grupo eram artistas e não “guerreiros,” porém o convívio momentâneo com esse grupo, junto com o sentimento de necessidade em fazer algo para reparar seu erro, fez com que Flick, se reinventasse, tivesse novas ideias, despertar o espirito de liderança. As formigas desconheciam o potencial que tinham e no final perceberam que a união de todas as formigas da colônia poderia vencer a ‘Gang’ de insetos que atormentava todos os anos. E assim, com a coragem de Flick, conseguiu mostrar à Princesa e toda a colônia que com espírito de união é possível sim, vencer grandes obstáculos.