vias motoras
O Córtex Motor
O córtex motor primário dá origem à maioria das fibras dos tratos corticoespinhais e tem uma representação do corpo completa e organizada somatotopicamente. Ele tem um papel chave no movimento delicado. Dados sobre a função das regiões motoras do lobo frontal vêm do exame da capacidade motora de pacientes que sofreram lesão destas áreas por acidentes vasculares cerebrais ou outros traumas. Lesão do córtex motor primário produz fraqueza profunda no local do corpo representado no local do acidente vascular cerebral.
Tais lesões também produzem modificações no tônus muscular. Isto sugere que o córtex motor primário é importante na produção imediata dos movimentos. O córtex motor primário recebe aferência de três principais fontes: as regiões corticais pré-motoras, as áreas sensitivas somáticas e o tálamo.
As vias aferentes transmitem sinais de controle neural que os neurônios motores corticais integram para produzir movimentos voluntários direcionados.
Os músculos dos membros são controlados pelo trato corticoespinhal lateral e os músculos axiais e das cinturas pelo trato corticoespinhal ventral (ou anterior). A área da face do córtex motor projeta-se aos núcleos motores dos nervos cranianos e, assim, contribui com os axônios para a projeção corticobulbar.
Os axônios descendentes das várias áreas motoras passam através da cápsula interna. Após deixarem a cápsula interna, as fibras corticoespinhais transitam na porção anterior profunda do mesencéfalo e separam-se em pequenos fascículos na ponte ventral, alguns fascículos (90 %) cruzam no bulbo caudal, formando a decussação das pirâmides (das fibras provenientes do tracto corticoespinhal lateral).
Estas vias motoras descem nos cordões ventral e lateral da medula espinhal e fazem sinapse nos neurônios motores do corno anterior e nos interneurônios segmentares do mesmo segmento espinhal.
A