Verdades e mentiras sobre o chocolate
• Chocolate faz mal para o coração. Mentira.
O amargo contém antioxidantes que protegem o coração e reduzem o entupimento de vasos. Só que deve ser ingerido em pouca quantidade. Em excesso, provoca aumento de colesterol ruim (LDL), entupimento de vasos e problemas cardíacos.
• Chocolate engorda? Verdade.
Isso porque ele tem alto teor de açúcar e gordura, ou seja, muitas calorias. Então, coma com moderação para não sentir os efeitos!
• Chocolate faz mal para a pele e para os cabelos? Mentira.
A guloseima é rica em cacau, que é um antioxidante muito eficaz. Além disso, contém uma grande quantidade de gorduras, responsáveis pela emoliência de nossa pele e dos cabelos. Também ajuda a evitar efeitos degenerativos do processo de envelhecimento, proporcionando mais saúde.
• Chocolate melhora o humor e alivia o estresse. Verdade.
Ele contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, proporcionando bem-estar e prazer, além de combater a ansiedade e a depressão. O chocolate ainda pode amenizar a TPM.
Mulheres sentem mais vontade de comer chocolate do que os homens? Verdade.
As alterações hormonais nas mulheres provocam mau humor e até mesmo depressão. E a delícia, como vimos antes, faz com que elas se sintam melhor.
Chocolate provoca acne? Verdade.
Mas ele não é o único vilão e há outras causas que influenciam no surgimento em pessoas com propensão à doença. Muitas vezes, as espinhas e os cravos surgem devido a uma intolerância ou alergia à proteína do leite ou à lactose (açúcar do leite), presente no chocolate.
Chocolate envelhece? Mentira.
A alta concentração de cacau tem efeito contra os radicais livres (os responsáveis pelo envelhecimento cutâneo). Mas não abuse deste fato.
Diabéticos não podem comer chocolate? Mentira. Podem sim, desde que não seja os com açúcar. Atualmente já existem produtos voltados exatamente para as pessoas que tenham a doença.
Quem tem colesterol alto deve manter