VARIAÇOES LNGUSTICAS
1923 palavras
8 páginas
Variações Linguísticas “Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio.”
Carlos Drummond de Andrade
Sírio Posseneti professor associado no departamento de
Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL _ Unicamp), em seu livro por que [não] ensina gramática na escola (2008 18ª reimpressão, Mercado de Letras) afirma que é fundamental considerar a distinção entre linguística e erro linguístico. “ diferença linguística não são erros, são apenas construções ou formas que divergem de um certo padrão”; São erros aquelas construções que não se enquadram em qualquer das variedades de uma língua”
.(Fonte:HTTP://acaoeducativa.org.br/portal/index.php/component/content/2602?task=view )
Entre as variedades da língua, existe uma que tem maior prestigio: a língua padrão e norma culta, essa língua e utilizada na maior parte dos livros, jornais e revistas, em livros e é ensinada na escola.
A língua não é usada de modo homogênio por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de época, de região para região de classe sócia. Para classe social, Percebemos que a língua é dinâmica, ela sofre transformações com o passar do tempo em virtude de vários fatores advindos da própria sociedade, que também é totalmente mutável, e assim por diante. Nem individualmente podemos afirmar que o uso seja uniforme. Dependendo da situação, uma mesma pessoa pode usar diferentes variedades de uma só forma da língua.
O ensino da língua portuguesa pode servir como um instrumento para combater o preconceito linguístico e promover o respeito à diversidade social e regional , dando aos alunos de diferentes classes sociais a oportunidades de conhecer e utilizar as variedades de sua língua e