Utilização de casca de banana como biossorvente na descontaminação de efluentes
Nome do Aluno: Thalita Gouveia Castilho
RA do Aluno: 11083713
E-mail do Aluno: thalita.c@aluno.ufabc.edu.br
Nome do Orientador: Tatiane Araújo de Jesus
E-mail do Orientador (institucional): tatiane.jesus@ufabc.edu.br
Declaração de Interesse por Bolsa.
O aluno deseja obter bolsa de Iniciação Científica conforme Edital.
Palavras-chave do projeto: biossorventes; chumbo; níquel; cádmio; tratamento de efluentes industriais.
Área de conhecimento do Projeto: Saneamento/Tratamento de Efluentes Industriais/ Engenharia Ambiental e Urbana/Descontaminação.
1. Resumo
Com a grande quantidade de indústrias, uma das preocupações no momento é como tratar os efluentes industriais contaminados com substâncias tóxicas. A forma de tratamento atual, ainda requer um grande investimento e tem um alto custo. As técnicas tradicionais geram subprodutos difíceis de serem gerenciados posteriormente. A presente proposta visa avaliar o potencial da casca de banana como biossorvente na remoção de três metais pesados simultaneamente: chumbo, cádmio e níquel. Para isso, serão realizados ensaios em batelada e coluna com alteração dos parâmetros de ensaio: pH, tempo de contato, massa de substrato, e granulometria.
A proposta pretende contribuir com a sustentabilidade ambiental, gerando assim uma alternativa ecológica para o tratamento de efluentes.
2. Introdução
O setor industrial utiliza água para diversas finalidades, tais como: incorporação aos produtos; limpeza; resfriamento; aspersão sobre pilhas de minérios; etc. As águas tornam-se contaminadas por resíduos do processo industrial, originando assim os efluentes líquidos. Estes, ao serem despejados com os seus poluentes característicos, causam a alteração de qualidade nos corpos receptores e consequentemente a sua poluição (GIORDANO, 2004).
A poluição por metais pesados tem se