USINAGEM
INTRODUÇÃO
Ele se baseia em um princípio de fabricação dos mais antigos que existe, usado pelo homem desde a idade e da mais remota antiguidade, quando servia para a fabricação de vasilhas de cerâmicas. Esse princípio serve-se da rotação da peça sobre seu próprio eixo para a fabricação de superfície cilíndricas ou cônicas. É uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução, é também extremamente versátil e utilizada na confecção ou acabamento em peças. Apesar de muito antigo, pode-se dizer que ele só foi efetivamente usado para o trabalho de metais no começo deste século. A partir de então, tornou-se um dos processos mais completos de fabricação mecânica uma vez que permiti conseguir a maioria dos perfis cilíndricos e cônicos necessária aos produtos da indústria mecânica.
TORNEAMENTO
Torneamento é um processo que se baseia no movimento da peça em torno do seu próprio e possui a combinação de dois movimentos: rotação da peça e movimento de avanço da ferramenta. O torneamento, como todos os demais trabalhos executados com máquinas-ferramenta, acontece mediante a retirada progressiva do cavaco da peça à ser trabalhada. Para executar o torneamento, são necessários três movimentos relativos entre a peça e a ferramenta. Elas são:
1º - Movimento de corte: é o movimento principal que permite cortar o material. O movimento é rotativo e realizado pela peça.
2º - Movimento de avanço: é o movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfície da peça. 3º - Movimento de penetração: é o movimento que determina profundidade de corte ao empurrar a ferramenta em direção ao interior da peça e assim regular a profundidade e espessura do cavaco.
TORNO MECÂNICO HORIZONTAL
NOMENCLATURA
É a máquina-ferramenta usada para trabalhos de torneamento, principalmente de metais que, através da realização de operações, permite dar às peças as formas desejadas.
Componentes:
CABEÇOTE FIXO: É a parte do torno, cujo eixo