Universidade e Produção de Conhecimento
Temática Central:
UNIVERSIDADE E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Atividade apresenta na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, ministrada pelo Prof. Ms. Isac P. Guimarães, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Feira de Santana/Bahia
2014
RESENHA CRÍTICA
BREVE SÍNTESE DA OBRA/ PERSPECTIVA TEÓRICA
Começasse fazendo uma analise como era o sistema de ensino superior no Brasil no inicio do século XX, durante as primeiras décadas o ensino superior era regido por escolas autônomas que visavam profissionais liberais como: Médicos, advogados, engenheiros, e as pesquisas eram frutos de interesses nacionais, como o Instituto Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro. Na década de sessenta, houve uma modernização e fortalecimento do campo das pesquisas, após o amplo movimento universitário. Com isso a pesquisas estruturou-se assim em função da organização departamental das universidades, incentivada pela CAPES, e com apoio financeiro dado pelo CNPq. Atualmente as universidades são o principal suporte para pesquisa e também na formação de pesquisadores. Para medir essa qualidade, se utiliza do Exame Nacional de Cursos, mas que infelizmente abrange um numero limitado de cursos.
A partir dos anos oitenta, as universidades publicas começaram a perder o prestigio que haviam conseguido duas décadas antes, para explicar isso existem hipóteses. Uma delas é que elas não tiveram capacidade de atender a crescente demanda por ensino superior, criando uma parcela da população que via a melhor saída a procura por ensino particular. Outra hipótese é o alto valor pago para manter uma universidade publica, principalmente um centro de pesquisas. O grande problema relatado em ambos os textos foram como é encarado o desenvolvimento de pesquisas cientificas no Brasil, ambos concordam-se entre si que a falta de investimentos e de real importância dada as pesquisas são a chave pro fraco desempenho que o Brasil possui em relação ao