Universidade federal fluminense nome: sarah rimoli pires curso: ciências contabeis – 1° período

1303 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE NOME: SARAH RIMOLI PIRES CURSO: CIÊNCIAS CONTABEIS – 1° PERÍODO

1-Por que é importante estudar as teorias administrativas e organizacionais?

R: É importante, pois as teorias influenciam a prática, servindo como guia para as decisões da administração. Elas também influenciam a forma como nos enxergamos as pessoas, organizações e o meio em que elas estão inseridas. As teorias servem como fonte de compensação e/ou previsão de praticas observadas nas organizações.

2- Como o contexto histórico influencia o surgimento de cada uma das escolas de pensamento apresentadas neste capítulo? Dê exemplos.

R: Cada teoria é influenciada por momento histórico e/ou pensamento predominante na época para sua elaboração. Foi no período em que o capitalismo organizava novas fases (capitalismo monopolista) de gestão de trabalho, nas quais se destacam as contribuições da escola clássica. Já a Teoria de transição foi elaborada tendo forte influencia das publicações de Darwin, principalmente pelo declínio do individualismo utilitáristico. Já a escola das relações humanas teve como influencia a crise de 1929 e o desenvolvimento nas disciplinas de sociologia e psicologia. Abordagem quantitativa teve a grande influencia da segunda guerra mundial, período de desenvolvimento em conjunto de diversas áreas, como teoria da informação, física e matemática. A teoria dos sistemas teve como influencia o fim da segunda guerra mundial, onde ficou demonstrada a relação de interdependência dos países, o pensamento sistêmico como reposta a excessiva especialização e concepção que as organizações são sistemas abertos. Nas tendências contemporâneas a influencia do pos modernismo e o pluralismo paradigmático desta escola.

3- Quais as principais diferenças entre as contribuições que compõem a escola clássica de administração?

R: As principais contribuições da escola clássica de administração foram desenvolvidas por um grupo de autores diretamente envolvidos com a

Relacionados