Universidade Braz Cubas
R: Quando ele cita o pão, o trigo, a farinha, alimentos que são usados para saciar as necessidades do homem e que são comparadas às necessidades espirituais da alma.
b) De que recursos Anchieta se utiliza para atingir seu objetivo de sensibilizar e doutrinar? Explique usando passagens do texto.
R:José de Anchieta procura utilizar as necessidades básicas e diárias do homem fazendo um paralelo com as necessidades espirituais incentivando a fé religiosa e fazendo assim com que o entendimento se torne mais fácil. Essa estrofe do poema Santa Inês nos mostra claramente:
O pão que amassastes dentro em vosso peito é o amor perfeito com que a Deus amastes.
A poesia de Anchieta trata-se de uma poesia religiosa com intenção didática, visando o ensino religioso. Os poemas de Anchieta incentivam o povo a praticar a fé religiosa cristã. Trata-se de uma literatura jesuítica, preocupada com a conversão dos índios e a manutenção do catolicismo entre os colonos.
a) O texto é bastante representativo da estética barroca, tanto no plano da forma quanto do conteúdo. Explique por quê.
R: Esse soneto sempre que possível traz à tona a idéia do aproveitamento consciente dos bens terrenos, evitando que o homem, influenciado pelo pensamento humanista, deixe-se levar pela vaidade, essa temática é bem comum ao barroco. Além de levar o leitor a refletir acerca de sua condição mortal, ilustrando assim em nossa mente o inevitável retorno ao pó do qual fomos criados. É também um poema muito religioso e manifestado por angústias do homem característico do período barroco