Uml conceitos
Um processo de Engenharia de Software: é formado por um conjunto de passos de processo parcialmente ordenados, relacionados com artefatos, pessoas, recursos, estruturas organizacionais e restrições, tendo como objetivo produzir e manter os produtos de software finais requeridos.
Os processos são divididos em “atividades” ou “tarefas”.
Uma atividade: é um passo de processo que produz mudanças de estado no produto de software.
Uma atividade aloca recursos (computadores, impressoras e material de expediente), é escalonada, monitorada e atribuída a desenvolvedores (agentes), que podem utilizar ferramentas para executá-la.
O agente pode ser uma pessoa ou uma ferramenta automatizada (quando a atividade é automática)
Um artefato: é um produto criado ou modificado durante um processo.
A realização do processo é afetada pelas restrições...
Modelo de Processo de Software: É uma representação abstrata de um processo.
Componentes do ciclo de vida do software ou Processo de software: Métodos, ferramentas e procedimentos;
Levantamento de Requisitos: tem por objetivo propiciar que usuários e desenvolvedores tenham a mesma compreensão do problema a ser resolvido.
Análise: tem por objetivo construir modelos que determina qual é o problema para o qual estamos tentando conceber uma solução de software.
Projeto: estágio no qual o modelo de análise terá de ser adaptado de tal modo que possa servir como base para implementação no ambiente alvo.
Codificação (implementação): a codificação do sistema é efetivamente executada.
Teste: consiste na verificação do software.
Implantação: entrada em produção do sistema. * Modelos genéricos: Modelo Cascata (ou Modelo Sequencial Linear ou top-down) - Etapas distintas para especificação e desenvolvimento, modelo mais antigo e o mais amplamente usado da engenharia de