UMA INVAS O IMPERTINENTE E INSIDIOSA

459 palavras 2 páginas
UMA INVASÃO IMPERTINENTE E INSIDIOSA
Uma das formas de dominação se da pela imposição da língua. Por quê? Porque é o modo mais eficiente geralmente lento, para impor toda uma cultura. Marca acelerada da globalização, o fenômeno parece se repetir, de maneira insinuante, que não deixa de ser impertinente e insidiosa, mesmo lesiva á língua como patrimônio cultural. Estamos a assistir a uma verdadeira descaracterização da língua portuguesa, tal a invasão e desnecessária de estrangeirismo. E isso vem acontecendo com rapidez.
Um dos elementos mais marcantes é justamente no fato de termos um imenso território com uma só língua, esse autentico milagre brasileiro – esta hoje seriamente ameaçado. E á medida tornam-se também danosas ao patrimônio cultural representado pela língua. O absurdo da tendência permeia a comunicação oral e escrita oficial. Mais grave é que contamos com palavras e expressões que nos chegam importadas, e são incorporadas á língua falada e escrita sem critério linguístico, sem o menor espirito de critica e de valor estético.
O idioma oficial passa, por uma transformação sem precedentes históricos. Como explicar esse fenômeno, ameaçador de um dos elementos mais vitais do nosso patrimônio cultural – a língua materna. É chegado o momento de conscientizar a nação de que é preciso agir em prol da língua pátria. Esse é o único modo de participar de valores culturais globais sem comprometer os locais.
Machado de Assis deixou-nos, a seguinte lição: “Não há duvida que as línguas se aumentam e alteram com o tempo e as necessidades dos usos e costumes.” O projeto lei, objetiva promover, proteger e defender a língua portuguesa, definir o uso em certos domínios socioculturais. O projeto de lei proposto trata com generosidade as exceções, regulamentação a possibilidade de novas situações excepcionais. Por outro lado, induz a prática abusiva, prática enganosa e prática danosa, representar eficientes instrumentos na promoção, na proteção e na defesa do idioma

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas