Uma Arquitetura para Integração de Sistemas Hápticos e Engines de Jogos

4025 palavras 17 páginas
Uma Arquitetura para Integração de Sistemas Hápticos e Engines de Jogos
Herbet Ferreira Rodrigues e Liliane dos Santos Machado
Laboratório de Tecnologias para o Ensino Virtual e Estatística - LabTEVE
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Cidade Universitária s/n – 58051-900 – João Pessoa – PB – Brasil
{herbet, liliane}@di.ufpb.br
Resumo
O sentido do tato e a interação física estão entre os aspectos fundamentais em que o ser humano precisa para compreender o mundo e provocar mudanças nele. Para os jogos, os sistemas hápticos podem oferecer um conceito de interação de forma avançada, ampliando o nível de realismo e oferecendo uma maior imersão no ambiente virtual. Este artigo apresenta um estudo, um planejamento e o desenvolvimento de uma arquitetura para integrar uma engine de jogos com sistemas hápticos.

Abstract
The sense of touch and physical interaction are among the fundamental aspects that human being needs to understand the world and cause changes to it.
For games, haptic systems can offer a concept of interaction in a sophisticated way, increasing the level of realism and offering greater immersion in the virtual environment. This paper presents a study, a planning and development of an architecture to integrate a game engine with haptic systems.

1. Introdução
Os serious games vêm sendo utilizados para identificar jogos com um propósito específico, ou seja, que extrapolam a ideia de entretenimento e oferecem outros tipos de experiências, como às voltadas ao aprendizado e treinamento [13]. Estes jogos permitem aos jogadores experimentarem tarefas e atividades que poderiam ser difíceis de realizar repetidas vezes sejam pelo seu alto custo, tempo, logística ou por razões de segurança [5]. De acordo com Rankin e Sampayo [17] estes jogos estão sendo aplicados em diversas áreas do conhecimento, tais como militar, empresarial, governamental, política, religião e artes. Entretanto, um dos setores que tem mais se

Relacionados

  • Realidade virtual
    69419 palavras | 278 páginas
  • Pedagogia
    8597 palavras | 35 páginas
  • Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada
    15510 palavras | 63 páginas